quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Brasil Game Show 2014

por Fernando Padawan



Antes de mais nada a maior feira de games da America Latina deste ano foi muito mal organizada. Ela estava maior, com muito mais visitantes e tal, mas os organizadores pecaram em como distribuir os stands, é verdade que os rivais Xbox e Playstation, assim como FIFA e PES querem estar próximos um ao outro devido a rivalidade direta entre eles.



Estes stands deveriam ser espalhados pelos diversos pavilhões do Expo Center Norte, assim você distribuiria melhor os visitantes pelos diversos pavilhões do local. Assim aquele tumulto localizado nas proximidades dos stands do Xbox e Playstation não haveria.

Uma grande batalha que ocorreu nesta edição da BGS foi a confusão entre os organizadores e os Youtubers, se você não ficou sabendo, grande parte dos visitantes, a maioria crianças com seus respectivos pais, foram até o evento para ver, conhecer, tirar uma foto e etc, com seus "ídolos" do youtube.



Os organizadores chegaram a retirar os youtubers do evento, tudo devido ao número absurdo de pessoas que acabaram tumultuando o local por assim dizer. Os youtubers espero que sem culpa deles, acabaram monopolizando a atenção destas pessoas, e se estes estão atrás de youtubers, logo eles não estão indo átras de Playstation, Xbox e tal.



Eu pude ler e ver gente declarando que foram os responsaveis pelos grandes stands que pediram a remoção dos youtubers, por outro lado pessoas declararam que a sala de imprensa web que é o espaço que o evento reserva para os youtubers, ficou lotada de "fãs" que ali foram para ver os seus "ídolos".

Você pode dizer que algum youtuber procurou incitar ou mesmo inflamar as pessoas presentes, simplesmente pelo seu ego. Sim isso é errado e provavelmente alguns o fizeram, mas isso a parte estes mesmos estavam "dando" aos seus "fãs" o que eles queriam. E com isso os organizadores não estavam preparados para essa massa que iriam correr atrás dos youtubers.



A verdade é de que a organização precisa rever os critérios para permitir o acesso dos youtubers ao evento como imprensa, se eles elevarem o número de inscritos talvez já melhore esse alto número de youtubers cobrindo o evento como imprensa, lembrando que nada disso impediria os que ficariam de fora de cobrir o evento como um simples visitante.



Bom o caso dos youtubers a parte, vamos falar sobre o restante do evento, que pra variar houveram problemas, a parte de limpeza melhorou em relação ao ano passado mas ainda haviam lixeiras cheias e ninguém aparecia para recolher estes lixos, outro detalhe da limpeza é a praça de alimentação, ela ficou maior e ainda é pequena, e claro suja. Por que eles não deixam algumas pessoas encarregadas exclusivamente para limpar e higienizar as mesas e cadeiras da praça de alimentação.

Outro detalhe é de que várias pessoas "trupicaram" por diversas vezes nas emendas do carpete, principalmente nas junções entre os pavilhões. Os stands como o da Saraiva ficou pequeno, enquanto de outras empresas tinham stands de tamanho médio para grande e ninguém se quer parava na frente do mesmo.



A realidade é de que muita gente foi para ver os youtubers, outros tantos para ver o campeonato que ficou num pavilhão meio que isolado dos demais, e outros formaram filas absurdas para jogar por uns 10 minutos um jogo que já chegou ao mercado ou de que em 30 dias estará chegando ao nosso mercado.

Agora é aguardar para ver se os organizadores fazem alguma declaração sobre esta questão da disposição dos stands e também sobre a questão dos youtubers. Em relação a próxima edição vamos aguardar para ver quem não irá vir a São Paulo para a BGS 2015, claro fora a Nintendo que todos sabemos de que ela abandou todos os eventos de game do mundo exceto a TGS.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Playstation Plus - Jogos gratuitos de Outubro de 2014

Os proprietários de PS 4, PS 3 e PS Vita, tem algumas escolhas a serem feitas neste mês de Outubro, lembrando que você deve ser assinante da Playstation Plus.

Duas observações devem ser feitas, a primeira é a respeito do jogo Driverclub do PS 4, esta versão gratuita não esta completa, ela possui pistas e carros a menos do que a completa. A segunda é de que o jogo Spelunky é cross-buy, ou seja, ele também esta disponível para PS 3 e PS Vita, já o jogo Pix the Cat também é cross-buy, estando disponível para o PS 4.

Abaixo vocês podem ver os games disponíveis na Playstation Plus para download gratuitamente.

PS4:

Driverclub, Dust: An Elysian Tail e Spelunky.

PS3:

 Batman: Arkham Asylum e Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara.

PS Vita:

Pix the Cat e Rainbow Moon.